“Lili Inventa o Mundo”, por que não te conheci antes?

27 de junho de 2020

Livro infantil de Mario Quintana é um compilado delicioso de todas essas confabulações de uma menina cheia de imaginação


Lili Inventa o Mundo, de Mário Quintana, é uma das obras de literatura infantil que eu conheci depois dos 30 anos de idade. Que pena! Poderia ter conhecido antes, até porque me identifico muito com a protagonista. 

Lili é uma menina que não tem filtro pra imaginação. Uma tarde ociosa na escola, uma conversa com um velhinho na igreja, a vida preguiçosa do gato de estimação. Não importa o que, nem quando: qualquer coisa vira um espetáculo na cabeça de Lili, que faz questão de compartilhar com a gente suas fabulosas conclusões sobre tudo.

Este livro é um compilado delicioso de todas essas confabulações da menina. Nele você vai encontrar mini-histórias e poemas diversos. Tem coisa sem pé nem cabeça, tem frases que, sozinhas, falam mais que qualquer história, tem histórias tristes de partir o coração e outras que vão arrancar boas gargalhadas de pequenos e grandes leitores.

Gosto de pensar que Mario Quintana escreveu esse livro se divertindo muito. Na minha imaginação ele se sentou numa varanda – daquelas bem aconchegantes – e escreveu tudo o que não podia falar em voz alta para não passar por louco ou imaturo. 

Só um gênio como Quintana para criar outro gênio como Lili!

O Conto Reconto tem dois episódios inspirados neste livro. Ouça: Atrás da Janela e História Para Acordar.

Ficha Técnica
Livro: Lili Inventa o Mundo
Autor: Mário Quintana
Ilustrações: Suppa
Editora: Global


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *