A beleza de se enxergar em um clássico

27 de junho de 2020

A coleção de contos de fadas da Editora Mazza traz as histórias clássicas, como Chapeuzinho Vermelho e João e Maria, com personagens e ambientes que são a cara do Brasil


Quem nunca leu pelo menos umas três versões diferentes de Chapeuzinho Vermelho? E de Cinderela? Sim, ao longo dos anos os contos de fadas, que vieram da tradição oral, foram muito modificados e ganharam diversas versões: algumas boas, outras nem tanto. 

Mas a coleção de contos de fadas da Editora Mazza traz uma proposta inovadora. Com texto de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho e ilustrações de Walter Lara, os enredos tão conhecidos por nós de princesas, lobos, meninas e meninos travessos ganham um novo ambiente: as diferentes regiões do Brasil.

Os protagonistas são negros e têm feições nas quais conseguimos nos reconhecer. Os animais, a natureza e alguns detalhes da narrativa também são adaptados à realidade brasileira. Até os vilões, monstros e bruxas ganham uma versão inspirada no nosso imaginário cultural.

A Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, mora na região amazônica e, em vez de levar doces para avó, leva tacacá e abius, que são comidas típicas da região. Além disso, nessa história não há lobo-mau. O vilão aqui é o boto cor-de-rosa que, de acordo com uma lenda muito conhecida na região Norte do Brasil, seduz as moças e as leva para o fundo do rio.

Ouça episódio baseado no livro “Chapeuzinho Amarelo”: Medo no Divã

Já a história de Joãozinho e Maria se passa em algum ponto da Serra da Mantiqueira. A aventura dos irmãos na mata envolve colher goiabas em árvores que ficam “lá do outro lado da Cachoeira Véu da Noiva” ou jabuticabas “lá perto do Pico das Agulhas Negras”. Quando eles se perdem o cenário ao redor é rico em referências da fauna brasileira com tucanos, maritacas, periquitos e saracuras cantando nas árvores.

Outra versão encantadora é a da conhecida história de Cachinhos Dourados e os três ursos. Nessa coleção ela se chama “Afra e os três lobos-guarás”. Nessa história, a protagonista tem cachinhos negros e a aventura se passa no Parque do Caraça, em Minas Gerais, na casa de uma família de lobos-guarás, que é um animal típico da região.

A coleção ainda inclui “O Pequeno Polegar”, que se passa na Serra da Capivara, no Piauí, “Cinderela e Chico Rei”, que é ambientada em Ouro Preto, em Minas Gerais, na época em que a cidade ainda se chamava Vila Rica; e “Rapunzel e o Quibungo”, que se passa na Bahia.

Todos nos fazem mergulhar nas histórias que ouvimos desde pequenos e vivenciar cada aventura novamente, mas a partir de uma perspectiva completamente nova. Uma perspectiva onde podemos nos enxergar. 


Comentários

  1. Sensacional! Já quero todos pra Carolina (e pra mim, né?). Conheci a Maria Mazarello quando era estudante de jornalismo e ela já era incrível. Que boa dica essa! Muito obrigada.

    1. Olha, que legal! Sim, a proposta da Mazza é incrível e urgente!

  2. Olá, como vai ?
    sua puplicação poderia colocar neste meu site:
    Você acha que é possivel?
    .
    link do site, ou copie e cole:
    http://planosdesaudehdm.com.br
    .
    Um grande abraço.

    1. Fique à vontade. Basta dar o crédito! Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *